domingo, 30 de maio de 2010

O DILEMA DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DA ILHA DE SANTANA


Segundo informações obtidas no “SITE” de pesquisas “GOOGLE”, o Deputado Estadual democrata Isaac Alcolumbre está solicitando por meio de documento na Assembléia Legislativa a reativação do serviço de balsa para travessia para a Ilha de Santana, atendendo a reivindicação dos moradores, que tentam há alguns anos o retorno do serviço.

O Deputado Estadual Isaac Alcolumbre ainda reforça em seu requerimento que de acordo com a comunidade, o trabalho de travessia por balsas já existiu e não acarretava prejuízos ao trabalho dos catraieiros, que continuavam recebendo pelo serviço nos horários que a balsa não fazia a travessia.
Ainda consta no aludido requerimento, que eram realizadas cerca de três travessias por dia, uma pela parte da manhã, outra ao meio dia e a última no fim da tarde, horário de saída e chegada dos moradores que trabalham fora da localidade e de estudantes.

A comunidade rural alega prejuízos diários no escoamento dos produtos cultivados na Ilha de Santana, pois precisam pagar pela travessia nas catraias, perdendo o lucro da atividade agrícola desenvolvida por diversos moradores. Existem, também, muitos moradores que trabalham em outros municípios e nem sempre tem dinheiro disponível para pagar o transporte, uma vez que não existe nenhum projeto de Vale Transporte no momento para atender esses trabalhadores.

O pagamento pelo transporte aos catraieiros interfere diretamente no bolso das famílias que acabam tendo de arcar com valores altos somando transporte de ida e volta, mais a travessia dos filhos que precisam estudar. Muitas famílias tem dificuldades de pagar esse transporte diariamente.

Para tentar amenizar o problema das famílias, sem prejuízos para os catraieiros, o Deputado Isaac Alcolumbre está indicando ao Prefeito Municipal de Santana a ativação e a revitalização do serviço de Balsa para a Ilha de Santana.

Uma solução, também, viável seria o Governo do Estado realizar uma avaliação e um estudo técnico do assunto, a fim de deslocar uma Balsa da SETRAP para atender a Comunidade da Ilha de Santana que já vem sofrendo bastante desde a suspensão dos serviços pela Prefeitura Municipal de Santana que, provavelmente, por falta de recursos financeiros não pode continuar honrando os compromissos e manter a prestação de serviços, embora tal transporte já fosse, naquela ocasião, de vital importância para a comunidade da Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário